O Doppler Vascular é uma técnica não invasiva de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar o fluxo sanguíneo em artérias e veias do corpo.
Durante o exame, um transdutor (um dispositivo manual que emite e capta ondas sonoras) é aplicado sobre a pele na região onde o médico deseja avaliar o fluxo sanguíneo. O transdutor emite ondas sonoras de alta frequência que penetram na pele e tecidos do corpo, sendo refletidas pelas células sanguíneas que estão em movimento dentro das artérias e veias. Essas ondas refletidas são captadas pelo transdutor e transformadas em sinais elétricos que são processados por um computador para gerar imagens e sons.
A técnica do Doppler Vascular permite avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias e veias, incluindo a direção, velocidade e volume do fluxo sanguíneo. Além disso, o exame pode detectar a presença de obstruções, estreitamentos ou dilatações anormais nas artérias e veias, bem como avaliar a eficácia do tratamento para doenças vasculares.
O exame é indolor e não invasivo, e geralmente é realizado em consultório médico ou em ambiente hospitalar por um técnico especializado em ultrassonografia vascular. O Doppler Vascular é uma importante ferramenta de diagnóstico em diversas condições vasculares, incluindo varizes, trombose venosa profunda, insuficiência venosa crônica, aneurismas arteriais, entre outras.